Curso de maquiagem da Escola Nacional de maquiagem - Alzinete Rodrigues / Blog de moda,Beleza e muito mais

29/04/2019

Curso de maquiagem da Escola Nacional de maquiagem

Recentes pesquisas têm demonstrado que muitas maquiagens contém uma elevada quantidade de substâncias nocivas. No artigo, escrito em colaboração com os professores do Curso de Maquiagem da Escola Nacional de Maquiagem, analisamos as situações e as consequências de um uso imprudente de produtos perigosos, além de elencarmos quais são as Marcas de Maquiagem que contém chumbo entre aquelas analisadas.  

Quando você adquirir um batom ou qualquer outro produto de maquiagem você costuma controlar os ingredientes escritos na sua confecção? Provavelmente a maior parte de vocês não tem esse hábito, porque diferentemente da comida, os cosméticos não são uma coisa que você deve engolir. Na realidade esta afirmação é verdadeira parcialmente porque os produtos são absorvidos pelo nosso corpo do mesmo jeito, especialmente os batons que acabam por ser assimilados pelas mucosas.

É propriamente sobre estes cosméticos gostaríamos de chamar a sua atenção, em virtude deuma pesquisa elaborada do Grupo de Defesa do Ambiental do Canadá, que testou produtos utilizados por seis mulheres na rotina diária. Os resultados destas análises foram preocupantes, devido ao elevado nível tóxico presente nestes cosméticos. Em ouras palavras isso quer dizer que estes produtos contém substâncias nocivas à saúde. Em particular a análise revelou que ao menos 146 ingredientes podem conter impurezas danosas e que ao longo do tempo podem causar danos à saúde. 


   
Estas chamadas impurezas não estão consideradas no elenco de substâncias proibidas pois que, a sua presença é devida ao processo de fabricação com base na desagregação dos ingredientes. Ou mesmo são as mesmas matérias primas empregadas a serem contaminadas antes, como no caso dos metais pesados que entram diretamente em contato com eles, por causa da sua presença natural nas rochas, no solo e na água.   

De qualquer maneira, o problema não reside somente na presença ou menos de substâncias danosas, mas sim, quanto, aos níveis contidos em tais produtos. Muitas vezes a quantidade muito elevada pode causar ao longo do tempo problemas de saúde. Devemos considerar um outro aspecto que é aquele de acumulação num determinado período de metais pesados no corpo porque estão presentes nos vários cosméticos que normalmente se utilizam. 

A pesquisa elaborada pelo Grupo de Defesa Ambiental analisou especialmente 8 batons, 5 bases para a maquiagem, 4 bases em pó, 4 corretivos cosméticos, 5 blush cosmético, 7 máscara, 2 eyeliner e 14 sombras de olho. O 96% dos produtos testados contém ingredientes à base de chumbo. Em 90% ingredientes à base de berílio e 61% ingredientes na base de tálio. Não só, em 51% contendo cádmio e outros 20% arsênico.

As Marcas de maquiagem que contém chumbo e outras substâncias danosas à saúde, consideradas durante as análises, foram: 
  • Stargazer Lipstick
  • NARS Semi-Matte
  • L'Oreal Color Riche
  • Collezione CoverGirl Queen Vibrant Hues
  • Sonia Kashuk Luxury Lip Color
  • L'Oreal Intensamente Idratante Lipcolor
  • CoverGirl Continuous Color
  • Maybelline Color Sensation
  • Revlon Matte
  • Revlon ColorStay
  • Avon Beyond Color
  • L'Oreal Endless
  • Revlon Super Lustrous Peal
  • Burt's Bees Lip Shimmer
Mais ou menos os mesmos dados preocupantes foram obtidos de um estudo realizado por pesquisadores da UCB, a universidade da Califórnia. Os testes efetuados sobre 32 tipos de marcas de maquiagem demonstraram a presença de chumbo, cádmio, alumínio, cromo e outras substâncias nocivas.  

Mas quais são realmente os riscos aos quais se pode ir de encontro? Como havíamos já mencionado poderemos encontrar problemas físicos. Pense ao cromo, quando essa substância é utilizada em modo excessivo, você arrisca de desenvolver um tumor no estômago. No caso do manganês você poderá te consequências no sistema nervoso.  

Então como poderemos nos defender do risco de utilizarmos cosméticos potencialmente periogosos para a nossa saúde? Seguindo alguns truques na hora da compra de um produto que são:

  • Ler bem a lista dos ingredientes;
  • Tentar utilizar menos produtos, mas se você não puder evite aqueles que contenham propyiparaben e butyiparaben 
  • Prestar grande atenção aos cosméticos relacionados à crianças e mulheres em estado de gravidez
  • Usar produtos com filtros UV somente quando extremamente necessário 
  • Aprender a ser consciente de que coisa está comprando é fundamental para evitar surpresas desagradáveis.

20 comentários:

  1. Amei saber do curso da escola de nacional eu tenho que admitir que não conhecia mas fiquei bem interessada

    ResponderExcluir
  2. Você trouxe informações importantes sobre a maquiagem, tinha coisas que não sabia, gostei muito de saber dessas informações vou ficar mais atenta bjs.

    ResponderExcluir
  3. oi!
    Que dica ótima :D eu adoro maquiagem e estou precisando de um curso urgente ;)

    ResponderExcluir
  4. Gente, quantas marcas com componentes prejudiciais a saude? Nao sabia disso. Gostei de saber e de conhecer o curso de maquiagem da escola nacional!

    ResponderExcluir
  5. É um perigo né menina? Confesso que não fazia ideia em relação a algumas marcas! Vou pesquisar melhor sobre antes de comprar. Ótima postagem.

    ResponderExcluir
  6. Eitaaa e marcas famosas hein?! to chocadaa!!
    vou prestar mais atenção

    ResponderExcluir
  7. Gente, que medooooo. Uso a base da Maybelline e ela contém esse Butyiparaben. Difícil viu, se formos pensar muito não usamos nada de cosméticos. Faz um post depois com as marcas que não trazem essa substâncias maléficas pra gente comprar.

    ResponderExcluir
  8. Chocada com essa questão do chumbo nas marcas, muito triste :( Pelo menos nunca usei os produtos citados. Deve haver boicote!

    ResponderExcluir
  9. Além de causar problemas de pele pode prejudicar a saúde, gostei de saber. Tem muitas marcas que se formos pesquisar os componentes até assusta.
    Beijos Kiss,
    Blog Oh My Kiss | ohmykiss.com

    ResponderExcluir
  10. Estou pensando no futuro fazer um curso de maquiagem, pois não entendo nada e mal uso maquiagem. Ótimas dicas.

    ResponderExcluir
  11. Acho que todas as mulheres deviriam ler esse post, super informativo e importante ele.
    Tem uns 2 ou 3 anos mais ou menos que eu me apaixonei pela maquiagem e cosméticos naturais, justamente por causa de tantos componentes químicos tóxicos que contem em um cosmético convencional.

    ResponderExcluir
  12. Ótimas informações.
    Muitas marcas escondem a composição dos produtos e mesmo sabendo que é prejudicial não mudam. Uma pena.

    ResponderExcluir
  13. Eu já tinha visto uma pesquisa semelhante que dizia que até produtos tipo protetor solar tem metais pesados. Bem chocante :O

    Seria interessante se você fizesse um post assim sobre marcas veganas. É que muitas pessoas pensam que "vegano" se refere a coisas que fazem bem pra saúde (ou que também fazem) sendo que na verdade o termo se refere a coisas que não tem origem animal e nem animais são utilizados na produção (como em testes), não tem ligação direta com fazer bem para a saúde.

    Mas sei que existem marcas veganas que utilizam ingredientes naturais e existem alguns cosméticos artesanais como máscaras e hidratantes que eu já comprei em alguns lugares. Seria interessante saber se eles são mais seguros.

    Obrigado pelas informações!


    ______
    🌐 Relatos de um Garoto de Outro Planeta
    👍 Facebook: Relatos de um Garoto de Outro Planeta

    ResponderExcluir
  14. Precisamos nos manter informados sobre esses produtos, pois não sabemos o que estamos usado e isso não é brincadeira!!!

    ResponderExcluir
  15. Nossa, tem muita coisa aqui que fiquei espantado. Já quero que muita gente leia seu post. Ótimas informações

    ResponderExcluir
  16. Não sabia dessas informações do chumbo,tô bem chocada, até usava algumas marcas.

    ResponderExcluir
  17. Olá! Gosto muito de cursos nunca pensei em fazer um de make mas, amei saber desse.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Parabens pelo conteudo de seu blog
    abraços// Renato www.renatoartesanato.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Infelizmente o chumbo é muito encontrado nos produtos de maquiagem é preciso ter todo cuidado,eu como maquiadora tento tomar o máximo de cuidado possível para ter bons produtos

    ResponderExcluir



SUBIR